Delegações ficarão alojadas em 22 escolas estaduais e municipais, com o Comitê Dirigente Central  na E.E. Major Fonseca

Aproximadamente  3500 atletas na faixa etária de 12 a 19 anos estarão disputando os 31ºs Jogos Abertos  da Juventude, em Itapetininga, no período de 09 a 18 de Outubro. Com a soma de dirigentes, arbitragem e comissão organizadora estarão em atividades 4000 participantes, no maior evento destinado aos jovens, tendo representantes de 150 cidades de todas as regiões do estado paulista. O Congresso Técnico que definirá a tabela dos Jogos está marcado para o dia 10.
Durante a competição do calendário oficial da Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude, haverá disputas nas modalidades de Atletismo, Basquetebol, Damas, Futebol, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Natação, Tênis, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez. As delegações dos participantes estarão sendo alojadas, em 22 unidades de ensino estadual e municipal, sendo que o Comitê Dirigente Central  terá como sede principal as dependências da Escola Estadual Major Fonseca, a rua Venâncio Ayres, local de acesso aos boletins oficiais e informações gerais dos Jogos. O Chefe  dos Jogos da Juventude, será o Sr. Wanderley P. Bellinati.
A Prefeitura de Itapetininga, através da Secretaria de Esporte e Lazer, vem desenvolvendo toda logística e suporte técnico  para atletas, dirigentes, árbitros e comissão organizadora, visando assim, proporcionar melhores condições para a realização dos Jogos Abertos da Juventude .