Os 31º Jogos Abertos da Juventude em Itapetininga serão abertos oficialmente no dia 10, às 19h00, no Ginásio de Esportes Ayrton Senna da Silva, na Vila Barth. A solenidade contará com a presença de Autoridades de âmbito estadual e municipal, desfile dos participantes, juramento do atleta e chegada da pira olímpica. Ainda deverá ser realizado um número artístico de dança regional. A competição que ocorrerá do dia 09 ao dia 18, reunirá os melhores atletas classificados em fases anteriores nas regiões do estado paulista. Também no dia 10, às 15h00, haverá o Congresso Técnico para definição de tabela dos jogos e a chegada das delegações. O início das disputas está marcado  para sábado, dia 11, com jogos nos períodos da manhã, tarde e noite. Aproximadamente 3500 atletas de 12 a 19 anos estarão representando 150 Municípios do estado paulista nas seguintes modalidades: Atletismo, Basquetebol, Damas, Futebol, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Natação, Tênis, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez. No total, está sendo aguardada a presença de 4000 participantes entre atletas e dirigentes. A programação completa contendo locais e horários dos jogos, grupos, alojamentos das delegações, credenciamento e demais informações serão divulgadas nos próximos dias pela Comissão Organizadora dos Jogos da Juventude, bem como, através do site oficial a ser lançado na próxima semana. O evento será organizado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Estado de São Paulo, em conjunto com a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Itapetininga.